quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vila Franca de Xira




Por último, não de importância, mas pela ordem ter seguido o critério alfabético, chegamos ao concelho de Vila Franca de Xira. 
Terra de touros, Vila Franca é há muitos anos um bastião da esquerda. A emblemática Maria da Luz Rosinha tem este ano a sua despedida da cadeira da Presidência da Câmara Municipal que já ocupa há muitos anos. 
Vila Franca tem sido uma terra sempre mais à esquerda, com o Partido Comunista a estar como segunda força política e a coligação Novo Rumo do PSD, CDS-PP, PPM e MPT elegeu três vereadores em onze. Em 2009, voltou a suceder o mesmo, porém, com um dado encorajador para o PSD. Maria da Luz Rosinha perdeu a maioria absoluta, perdendo dois vereadores que foram transferidos para a nossa coligação. A passagem de um para três vereadores foram sinais claros de progressão.
É com esta “embalagem” que deveremos encarar as próximas eleições autárquicas, onde a JSD poderá assumir um papel fundamental. 
Vila Franca com uma população jovem a poder votar na ordem dos 40 000, representando quase um terço dos 136 886 habitantes que fazem parte de Vila Franca de Xira. As próximas eleições encerram o ciclo desta Presidente e abrem portas para uma viragem clara no concelho.
A caracterização económica do concelho hoje é definida, essencialmente, por uma concentração de actividades no sector terciário, nomeadamente ao nível do comércio e serviços, devido à progressiva regressão do sector industrial.
É um Concelho que integra características urbanas e rurais, que convive com a ligação ao Tejo e tem uma componente rural muito forte com a ligação aos montes e campos. 
Tem uma forte ligação à tauromaquia sendo que o executivo camarário aprovou que os festejos taurinos fossem Património Cultural Imaterial do Concelho.



Sem comentários:

Enviar um comentário